JUNTA DE FREGUESIA PRESENTE NA HOMENAGEM A JUVENAL CAMPOS

A Junta de Freguesia de Forjães, através do seu Presidente, Vitor Quintão, esteve presente, em Esposende, no dia 20 de março, na homenagem que pretendeu distinguir o percurso ao serviço da proteção civil e dos bombeiros de Juvenal Campos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, prestes a cessar funções, por limite de idade.

Prestes a completar 65 anos, idade limite para estar à frente do comando de uma corporação, Juvenal Campos, que em 1999 esteve em Timor Leste como comandante dos Bombeiros em missão ao serviço do Governo português, recebeu várias distinções, entre as quais o crachá de Mérito e Cidadania, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, que na cerimónia foi representada pelo comandante José Beleza.

Também Ministério da Administração Interna, e através da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, homenageou Juvenal Campos, com a atribuição da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, grau ouro, e o crachá de Mérito da Liga dos Bombeiros Portugueses,  tendo o distinguido agradecido a todos os bombeiros que o acompanharam, ao longo destes anos em funções.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, vai propor ao Executivo Municipal, a atribuição de uma condecoração ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Juvenal Campos, a oficializar na cerimónia do Dia do Município, 19 de agosto, tendo-lhe sido entregue, nesta cerimónia de homenagem, uma placa em prata, com mensagem de agradecimento do Município ao serviço prestado à comunidade, ao longo de 47 anos.

Relativamente ao comandante que agora cessa funções – Juvenal Campos -, Benjamim Pereira agradeceu “por tudo o que deu à causa pública e contribuiu para que a população de Esposende se sentisse segura”, destacando, ainda, a missão que realizou em Timor. Benjamim Pereira relembrou, ainda, os três bombeiros da corporação esposendense, falecidos num acidente, em setembro de 2009. “Eles também estão presentes e são lembrados nesta cerimónia”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende.

A propósito da coragem e da abnegação com que estes homens e mulheres desempenham as suas funções, Benjamim Pereira relembrou os bombeiros ucranianos que, apesar de estarem a operar num cenário de guerra, não deixam de cumprir a sua missão.

Ver vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pqKZY0NlXkg