LANÇADO LIVRO “ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM FORJÃES 1976/2021”

Integrada nas comemorações do 33º aniversário de elevação de Forjães à categoria de vila, decorreu, na tarde do passado dia 2 de julho, a cerimónia de lançamento do livro “Eleições autárquicas em Forjães 1976/2021”, de Gil de Azevedo Abreu.

Este lançamento, que marcou o encerramento das comemorações, decorreu no auditório do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria. Tendo como cicerone Mariana Ribeiro, as cerimónias começaram com uma atuação do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, atuação que pode ser vista no Facebook da Junta de Freguesia.

Segiu-se a intervenção de Vitor Quintão, presidente da Junta de Freguesia, que destacou as atividades evocativas desenvolvidas pela Junta, felicitando o autor pelo trabalho desenvolvido, para além de explicar as razões que levaram a Junta a editar esta publicação, explicando, também, as condições de venda.

A apresentação do livro esteve a cargo de Maranhão Peixoto, que começou por enaltecer esta obra, que celebra o poder local, como sendo uma conquista de Abril. Valorizou o contributo da obra para a preservação da memória, do percurso percorrido por Forjães, salvaguardando-se, referiu, em registo, os que demonstraram disponibilidade e coragem para servir a comunidade forjanense, sendo uma preservação, pública, de intervenções que permitem avaliar e comparar o programa proposto e o executado, ao jeito de uma fabulosa viagem no tempo, rematou.

Num tempo em que tudo é perene, volátil, esta obra, referiu Maranhão Peixoto, é um hino ao poder local, uma obra que fará história, deixando o repto para que possa ser replicada no concelho, terminando por agradecer ao autor esta “dádiva”, as muitas horas de entrega, pesquisa e de tempo roubado à família.

O autor, na sua intervenção, enquadrou esta obra numa linha de continuidade das suas pesquisas, pois tem largas centenas de páginas compiladas, iniciando a sua intervenção a falar um pouco sobre a genealogia de Rodrigues de Faria (13 irmãos), aspeto pouco conhecido da população em geral. Dos documentos a que teve acesso, regista com particular interesse uma referência, conhecida em 2010, através de um colega que estudava o Convento da Imaculada Conceição, dando conta de um documento, de 1676, que fala de duas madres da Quinta de Curvos, em Forjães, destacando, por fim, a figura da D. Irene Valle, que será, refere Gil Abreu, das pessoas mais categorizadas do concelho, sendo, todavia, ainda muito desconhecida e valorizada, no município e na própria terra.

A propósito do livro, e partindo do seu “defeito” para guardar tudo, referiu que fez a leitura das atas dos órgãos autárquicos, até 1993, sendo que também contou com alguns contributos, destacando, entre outros, Luciano Torres, que facultou os programas do pai (Ricardo Ribeiro Torres). Referiu, ainda, que até 1985 há pouco material de suporte, destacando as eleições entre Ricardo Torres e Manuel Quintão, como as mais renhidas. Por último, destacou o formato do livro (A4), integralmente a cores, para permitir uma reprodução mais próxima dos documentos das eleições apresentados, agradecendo, ao encerrar a sua intervenção, a Artur Durão, autor da capa.

A sessão foi encerrada pelo vereado Sérgio  Mano, responsável pela área do desenvolvimento económico, que destacou a riqueza do momento e da obra, de grande relevância cultural, cruzando esta importância com a do espaço, destacando a nobreza e singularidade da escola mandara erigir por Rodrigues de Faria, aproveitando o ensejo para enaltecer os três espaços agora requalificados: polo da Biblioteca, Exposição Rodrigues de Faria e Centro Interpretativo do Junco. Entendendo que a cultura pode ser um importante motor de desenvolvimento, destacou a oferta cultural diferenciadora que o concelho oferece, e Forjães em particular, proporcionando mais e melhor qualidade de vida, em que se alia o material com o imaterial. Destacou a importância deste trabalho, parabenizou o autor, elogiando, ainda, o trabalho feito pelos Mendanhas, patente do Museu Municipal, provas vivas da importância de Forjães em termos culturais.

A obra agora lançada, e que apresenta um registo de todas as publicações publicas relativas às eleições autárquicas ocorridas entre 1976 e 2021 (programas, comunicados, entrevistas…)  pode ser adquirida na sede da Junta de Freguesia de Forjães.