LIMPEZA E CONSERVAÇÃO NA ZONA CENTRAL

A Junta de Freguesia procedeu, esta semana, a novas operações de limpeza e asseio na zona central, especificamente na Av Santa Marinha, Adro e Praça dos Combatentes.

Para além dos trabalhos normais de limpeza das ruas, foi reposta, nas caldeiras das árvores, pedra branca (tipo seixos rolados), dando nova cor ao local, para além de conservar mais facilmente a humidade. Esta intervenção estendeu-se pela Av. de Santa Marinha, canteiros do Adro e na Rua Professor José Albino Faria. Nos espaços ajardinados da Praça dos Combatentes também foi aplicado este material, em vez da casca de pinheiro. A pedra branca foi ainda aplicada em redor do monumento existente no Largo Rodrigues de Faria, uma vez que a ferrugem estava a estender-se para o pavimento, procurando-se assim amenizar esse efeito.

Devido à ferrugem, haverá também necessidade de intervir no cemitério, na portinha sul, uma vez que a mesma, ao não ter sido metalizada, apresenta já consideráveis marcas de oxidação. Estima-se que o tempo de intervenção seja curto.

No caso do Adro, houve uma intervenção de tratamento e lavagem do pavimento, mas o seu estado não permite grandes alterações em termos de tonalidade. No espaço do cemitério, foram recolocados apetrechos de limpeza, designadamente vassouras e baldes, apelando-se à correta utilização dos mesmos, colocando-os sempre nos suportes aí instalados.