Município de Esposende promove formação na arte do junco

O Município de Esposende, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. e com a colaboração da Junta de Freguesia de Forjães, vai promover mais uma ação de formação “Artesanato: Arte do Junco”.

Destinada a Ativos Empregados e Desempregados, esta ação decorrerá no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães, entre o dia 2 de maio e o dia 23 de junho, em horário pós-laboral, às quintas-feiras, entre as 19h00 e as 22h00, e ao sábado, de quinze em quinze dias, entre as 9h00 as 13h00.

Trata-se de uma formação modular de 50 horas, num percurso de uma Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), designadamente “Projetos de tecelagem” – 50 horas, sendo que os formandos têm direito a subsídio de refeição.

Através da promoção deste curso profissional pretende-se fomentar a arte do artesanato do junco, contrariando o seu desaparecimento e promovendo a cesta de junco Forjães. Perspetiva-se, pois, uma oferta formativa apelativa e que irá permitir aos participantes a aquisição de novas competências num contexto socioeconómico, deixando como testemunho uma confeção artesanal transmitida por legado familiar de várias gerações.

O artesanato das esteiras de junco na Vila de Forjães, concelho de Esposende, é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais estimados e queridos pela população local. Apesar de todos os riscos associados aos novos sistemas de produção industrial e à quase perda de mão-de-obra especializada, Forjães manteve sempre uma forte ligação ao artesanato de junco. Esta manutenção fez-se por duas ordens de razão: haver quem tivesse o conhecimento experimentado ao longo de gerações; e, mais recentemente, um novo valor atribuído ao artesanato, como elemento identitário, na sequência de uma nova relação com o património cultural associado às tradições rurais e artesanais, contextualizados agora na oferta patrimonial e turística.

Refira-se que, no passado dia 12 de março, foi publicado despacho (2569/2024) em DR II Série, que aprova o registo da produção tradicional “Junco de Forjães – Esposende” no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

Para mais informações sobre esta oferta formativa, os interessados deverão contactar através do e-mail sandra.a.martins@iefp.pt ou do telefone 258 248 216.

Esta ação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e converge para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.