NO DIA DA EUROPA LEMBRAMOS OS FORJANENSES PELO MUNDO

A Junta de Freguesia de Forjães assinala, neste dia 9 de maio, o Dia da Europa ou Dia da União Europeia, esta que é uma data comemorativa celebrada, anualmente, na Europa.

A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.

O Dia da Europa é, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa (“Unida Na Diversidade”) e o euro, um dos símbolos da identidade comum da União Europeia, sendo esta divisa de união ainda mais simbólica e importante nestes tempos de em que todos desejamos o fim da guerra.

Considerando, ainda, esta “união na diversidade”, a Junta de Freguesia recorda todos os Forjanenses ausentes da sua Terra Natal, recuperando o apelo para a sua participação no projeto “Forjanenses pelo Mundo” cujos primeiros registos já podem ser vistos em Forjanenses pelo mundo – Forjães (forjaes.pt)

Nesse sentido, quem tiver familiar emigrados  pode colaborar com este projeto que pretende rastrear a comunidade Forjanense espalhada pelo mundo, podendo enviar para a Junta de Freguesia ou para qualquer membro da autarquia os seguintes dados:

Nome da família:
Nº de elementos:
Cidade/País onde residem:
Atividade desenvolvida (trabalho na área de): [facultativo]
Emigrados desde:
Em Forjães, a família reside em (lugar):
Foto (da cidade/ de um monumento/ da família…): [facultativo]

Em caso de necessidade/ dúvida, poderá contactar a Junta de Freguesia de Forjães (+351 253 877430)
Nota: o envio destes dados corresponde à autorização da sua publicação no site da Junta de Freguesia, na iniciativa “Forjanenses pelo Mundo”