PERCURSOS DE CIDADANIA, ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA DE LITERACIAS

A Junta de Freguesia de Forjães, enquanto entidade corresponsável, com outras entidades e parceiros, pelo projeto “Percursos de Cidadania, alfabetização solidária e literacias”, participou, através do Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, numa reunião de balanço d perspetivação do novo ano letivo, ocorrida na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, na manhã do dia 21 de julho.

O projeto, que decorre de um desafio da Associação Portuguesa para a Educação de Adultos, no entender de Armando Loureiro, responsável pelo Centro Qualifica a funcionar nessa escola, visa dar resposta a uma necessidade de formação específica dos adultos, que podendo ter escolaridade, apresentem algumas limitações em termos de literacia digital ou compreensão leitura, por exemplo. Nesse sentido, o projeto parte dos conhecimentos que as pessoas já têm, em áreas diversas, para permitir o desenvolvimento de novas competências.

Em termos funcionais, de acordo com dados apresentados por Miguel Belinho, responsável pela medida e que apresentou a realidade do concelho de Esposende, este é o quarto ano de execução do projeto, havendo 11 oficinas a decorrer, em diversas freguesias, entre as quais Forjães. Os formandos têm sessões duas vezes por semana, sendo que dos 96 adultos sinalizados, foram integrados perto de 70%, havendo distintas situações a decorrer: RVCC (reconhecimento e validação de competências) em processamento; RVCC já certificado; aperfeiçoamento; literacia digital ou iniciação à leitura/ escrita.

Foram apresentados alguns dos produtos (atividades) apresentadas nas distintas oficinas, desde ações de reflorestação, a feiras do livor, de visitas a museus a encontros de jogos tradicionais, discutindo-se, em plenário, os pontos fortes e fracos do projeto, sendo que à cabeça estava a questão da comunicação.

Saiu reforçada a necessidade de comunicação entre os parceiros, e também com o exterior (o projeto é pouco conhecido e está pouco divulgado), tendo também sido elencadas algumas possibilidades de colaboração, desde a disponibilização de equipamentos informáticos, pela ACICE, à possibilidade de transporte, para situações pontuais, pela Cruz Vermelha das Marinhas, equacionando-se sessões conjuntas e fora dos espaços usuais. Foi ainda avançada a necessidade de novos recursos humanos, pelo que, e nesta lógica de colaboração, a Junta de Freguesia, que renovou o seu empenho para que este projeto possa continuar e prosperar, com novos agentes e novas ações, desafia, por exemplo professores aposentados ou formadores com disponibilidade de horas, para se associarem à iniciativa de formação e capacitação de adultos.

Nessa mesma linha, também quem precisar de desenvolver novas competências, por exemplo na área da leitura, da escrita, da iniciação digital (computador, internet, email…), pode contactar com a Junta de Freguesia, que fará o devido encaminhamento. O mesmo se aplica a quem precisar de certificar a sua escolaridade, ainda que neste caso o processo seja feito através do Centro Qualifica, mas num mecanismo muito similar, sustentado numa formação que responda aos interesses individuais, que permita às pessoas serem mais felizes, interagindo, a todos os níveis, numa sociedade que está em permanente evolução e nos coloca sempre, novos desafios.

Tem vontade de aprender?

Quer aprender mais?

Tem disponibilidade para partilhar?

Fale com a Junta de Freguesia.