PRAÇA PADRE JUSTINO MOREIRA DA SILVA E RUA JÚLIO DE CARVALHO PEREIRA

Realizou-se, a 19 de janeiro, data em que se assinalava o 87º aniversário de nascimento do saudoso Pe Justino Moreira da Silva, a cerimónia de descerramento das placas de toponímia de dois novos arrumamentos, a Praça Padre Justino Moreira da Silva e a Rua Júlio de Carvalho Pereira.

Este dia de homenagem começou com uma celebração eucarística, presidida pelo Reverendíssimo Pároco de Forjães, Manuel Ferreira Ledo, concelebrada, ainda, pelo Pe Abel Moreira, irmão do falecido Pe Justino, pelo Pe. Sá Ribeiro, sacerdote natural de Forjães e pároco de S. Pedro de Rates, terra natal do Pe Justino, tendo ainda tomado parte da celebração um diácono, sobrinho do Pe Justino.   Para além da solenização da celebração pelas cantoras e Prof Basílio, tomou parte na mesma o Juiz da Cruz, diversos fiéis e algumas entidades, entre elas o Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Gomes de Sá, e todo o elenco da Junta de Freguesia de Forjães, chefiado por Vitor Quintão, que tem Andreia Teixeira como tesoureira e Sérgio Morgado como secretário.

Seguiu-se, apesar da chuva que fez lembras as lágrimas derramadas aquando da sua partida, uma romagem ao cemitério, onde foram depositadas flores nas sepulturas dos dois homenageados, que viram o seu nome registado nas duas novas placas de toponímia descerradas no âmbito das obras de regeneração do centro cívico de Forjães, intervenções que proporcionam o ordenamento do trânsito e do estacionamento e melhoram o acesso às instalações da ACARF, investimento concretizado pelo Município, no valor de 680 mil euros, e que consistiu na construção do parque de estacionamento de apoio à Igreja Paroquial e na requalificação das ruas adjacentes. Para o efeito, o Município de Esposende desencadeou um processo de aquisição de duas parcelas de terreno, na zona envolvente à Igreja Paroquial de Forjães, pelo valor de 128.120,00 euros, numa área com mais de três mil metros quadrados.

As placas toponímicas da Praça Padre Justino Moreira da Silva e da Rua Júlio de Carvalho Pereira foram descerradas pelos autarcas e familiares dos distinguidos, seguindo-se uma pequena sessão, no Salão Paroquial, onde foram lembradas as duas individualidades que, com este gesto, volta a ficar unidas, frente a frente, como tanta vez o fizeram em vida, como recordou Benjamim Pereira

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Esposende, a atribuição dos nomes do padre Justino Moreira da Silva e de Júlio de Carvalho Pereira “são homenagens justas e o reconhecimento da população a duas figuras da História recente de Forjães”. Benjamim Pereira sublinha a importância da obra realizada no centro cívico de Forjães “que será complementada por outros arranjos urbanísticos que estão em estudo”.

Vitor Quintão lembrou a importância das duas figuras para Forjães, o seu exemplo e envolvimento nas causas da terra, recordando uma memória, que o marca desde os 5 anos: o primeiro ato celebrado pelo Pe Justino, em Forjães, foi o funeral do seu avô.

Pode ver 18 registos fotográficos destes momentos no link azul final (fotos: CME), deixando-se, em seguida, algumas notas biográficas sobre estas duas personalidades agora integrantes da toponímia forjanense:

Júlio de Carvalho Pereira

N. 17.11.1929
F. 25.03.1999
Júlio de Carvalho Pereira nasceu em Forjães, tendo emigrado, aos 22 anos, para a Argentina. Tendo deixado o país em 1951, regressa em 1966, quando abriu o estabelecimento “Casa Pereira”, drogaria afamada na terra e na região, e que estendeu a sua área de ação a diversas áreas, para além dos produtos químicos, que estiveram na origem da licença (mobiliário, vidraria, material elétrico, calçado, vestuário de segurança, sementes, tubagens…).

Casado com Júlia Conceição Martins Campos, que era natural de Vila Cova, teve duas filhas, Isabel e Rosa, que asseguraram o funcionamento do estabelecimento comercial até ao seu encerramento.

Dos tempos da casa comercial, vulgarmente conhecida como “Sr Júlio”, destaca-se a produção, anual, de um calendário, constando do mesmo uma lista telefónica de todos os telefones existentes em Forjães, lista que ia sendo melhorada ano após ano, daí que o seu calendário fosse presença em todas as casas Forjanenses. O calendário continha ainda fotos/ dados / passagens relevantes para Forjães, como sejam a construção das Escolas Rodrigues de Faria, transportes, médicos, farmácias, entre outros.
Fez parte de diversas associações locais, destacando-se a presença em inúmeras Confrarias e na primeira direção do Forjães SC, em 1967, de que foi sócio fundador. Contribuiu para as benfeitorias da igreja, quer em termos monetários, quer fornecendo materiais para as intervenções, sendo uma pessoa muito querida na terra.Padre Justino Moreira da Silva

N. 19.01.1936
N. 15.11.1999
Nascido em S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, em 19 de janeiro de 1936, esteve 33 anos ao serviço da comunidade Forjanense. Chegou a Santa Marinha de Forjães em 23-06-1966, sucedendo ao pároco de então, sr. Padre José da Costa Freitas. Apesar de celebrar o seu primeiro ato oficial em 30-06-1966, num funeral, a sua Entrada Solene teve lugar no domingo 03-07-1966.
Entrou nos Seminários Arquidiocesanos de Braga, em outubro de 1949, onde veio a concluir, doze anos mais tarde, o Curso de Teologia. Foi ordenado sacerdote em 9 de julho de 1961, tendo sido nomeado, a 5 de setembro de 1961, vigário cooperador da Matriz da Póvoa de Varzim, onde trabalhou até 23 de junho de 1966, data em que foi escolhido por D. Francisco Maria da Silva para pároco de Forjães. A 10 de agosto de 1981, e durante alguns meses, foi encarregado do governo da Paróquia de Vila Chã, Esposende.
Para além do curso teológico no Seminário de Braga, era licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Deu aulas de Educação Musical no extinto Colégio D. Nuno, Póvoa de Varzim, para além de ter exercido o magistério da de ensino ma Telescola e, mais tarde, como professor de História, na Escola Básica Integrada de Forjães, onde integrou a comissão instaladora desta escola.
Foi co-fundador, em 1967, do Forjães Sport Clube e sócio nº 1 do Clube, tendo recebido, em 1992, o título de sócio honorário, sendo distinguido, na época de 1997/98, como sócio de mérito. Foi, desde a sua fundação até à data de falecimento, presidente da Assembleia Geral do FSC.
Foi também membro da direção do Lar de Santo António/ Instituto Materno Infantil, durante vários anos (Vice-presidente e membro do Conselho Fiscal), tendo sido fundador do jornal “A Voz de Forjães”, em março de 1970, onde, como historiador se distinguiu com os trabalhos “Retalhos da História”.   Foi colaborador do Boletim Cultural de Esposende e autor das obras “História do Souto de S. Roque – A Câmara de Esposende e a Junta de Paróquia no banco dos réus”, 1983 e “Os Testamentos Setecentistas na História das Mentalidades”, 1984. Foi palestrante, em 3 de junho de 1994, numa ação do Rotary Clube de Esposende, com o tema “O Homem perante a Vida e a Morte na História das Mentalidades.”
Para além da componente pastoral, a ele se deve o restauro de todos os nichos e alminhas, da capela de N Sra da Graça, da Igreja e Salão Paroquial, a que se junta o embelezamento do adro, a construção do escadório de Santa Marinha, a instalação de comandos eletrónicos nos sinos e dotação da igreja com novos bancos.
Recebeu, em 29 de julho de 1993, a Medalha de Mérito Municipal, por deliberação da CM de Esposende.