PROCISSÃO DO CORPRO DE DEUS

Forjães voltou a viver, no dia 16 de junho, uma forte vivência de fé, com a celebração do feriado d´O Corpo de Deus, momento que celebra a Última Ceia que teve lugar no dia anterior à crucificação de Jesus. O feriado é comemorado na quinta-feira seguinte ao Domingo da Trindade, que ocorre 60 dias após a Páscoa.

Como acontece nalgumas regiões do país, também aqui se realiza uma imponente procissão, a mais importante depois da Semana Santa. Assim, há um cuidado acrescido na preparação dos espaços, que são engalanados com coloridos tapetes de flores e serrim, preparados com muito amor e dedicação pelos diferentes movimentos da paróquia, decorando-se as ruas por onde passou a procissão, carregando o “Corpo de Cristo”, que é tratado com respeito, cerimónia e adoração, enquanto se ouvem cânticos e orações que refletem a doutrina da Eucaristia.

Depois das procissões relacionadas com a Páscoa, onde “imperava uma imagem de tristeza, agonia e desespero, pela morte de Jesus, o Corpus Christi era uma procissão para celebrar a alegria, celebrando-se  o mistério da Eucaristia de «Quinta-feira Santa»: o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo”.

O feriado não foi festejado em Portugal até 1246, quando o Bispo de Leige instituiu a celebração na sua diocese. Uma freira Belga, depois conhecida por Santa Juliana, sonhava repetidamente com a lua cheia, com uma mancha preta, por cima da igreja. Ela acreditava que a visão lhe fora enviada por Cristo, em que a lua representava o calendário e a mancha a falta de um feriado para celebrar a Eucaristia, o elemento mais sagrado da igreja. Em 1264, o Papa Urbano IV, anteriormente Bispo de Leige, estendeu a cerimónia a toda a igreja Católica. Durante o reinado de Afonso III, o feriado foi celebrado com uma cerimónia de adoração, mas em 1317, o Papa João XII instituiu uma procissão e uma Missa que incluía o Santíssimo Sacramento, as Vésperas Solenes e o Sermão.

O Corpo de Deus foi declarado um feriado obrigatório pelo Papa Clemente V, em 1311, e, em 1551, o Concílio de Trento proclamou o feriado como um “triunfo sobre a heresia”, o que significava que, quando era celebrado, a igreja saia vitoriosa sobre os hereges, que negavam que a hóstia consagrada era o Corpo de Cristo.

A «Procissão do Corpo de Deus» dependendo da Páscoa pode realizar-se entre 21 de maio e 24 de junho.

Partilhamos alguns dos registos da Procissão de ontem, para quem não teve oportunidade de verificar, sendo que a Junta de Freguesia vai proceder, agora, à limpeza da rua, ficando estes registos para memória futura, dado o seu valor e tradução de fé (ver registo completo no link abaixo).

Em 2023, será em 8 de junho.