PRODUZIDA RÉPLICA DO PAINEL DE JORGE COLAÇO: D. AFONSO HENRIQUES NA BATALHA DE OURIQUE

O interesse pelo Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, em Forjães, tem sido crescente, com visitas regulares ao espaço, aqui se destacando o Centro Interpretativo do Junco e a exposição sobre Rodrigues de Faria e os painéis de azulejo de Jorge Colaço.

Nesta publicação destacamos uma dessas visitas, acompanhada pelo Presidente da Junta Vitor Quintão, o que aconteceu no dia 22 de setembro último. Tratou-se da visita de Joaquim Pombal, um pintor de azulejos de Leça do Balio, que está a pintar uma réplica do painel de azulejos que retrata D. Afonso Henriques na batalha de Ourique, a aplicar no edifício” Portucale”, no centro de Barcelos.

O “atelier de Azulejaria Joaquim Pombal” foi criado em 1985 em Leça do Balio, nos arredores do Porto por o ceramista do mesmo nome. É dos maiores espaços vocacionados para a pintura em azulejo, no norte do país e é simultaneamente um projeto que compreende umoficina de cerâmica contemporânea.
Para além da pintura manual em azulejo, a elaboração manufaturada de todo o processo azulejar, os murais cerâmicos de grande escala e os projetos de restauro são as experiências mais emblemáticas do ateliê. Aproveitando o grande potencial da tradição da azulejaria portuguesa, o ateliê também leva a cabo investigação teórica e prática na área da execução de réplicas e restauros, pelo que, dessa forma e em função das especificidades das encomendas, analisa e desenvolve técnicas que otimizam o processo de execução e garantem a qualidade técnica e artística, pode ler-se no seu portefólio.
Desde a sua génese que o Ateliê desenvolveu várias ações na área da formação, pretendendo sempre ser um espaço de fruição e aprendizagem, perspetivando-se posteriores visitas ao espaço do Centro Cultural, dado o valor artístico e histórico dos painéis do Mestre Jorge Colaço aqui existentes.