REMOÇÃO DO FIBROCIMENTO NA EBI DE FORJÃES

O Município de Esposende, numa intervenção articulada com a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escolas Rodrigues Sampaio, está a proceder à substituição de todas as telhas em fibrocimento na Escola Básica de Forjães, visando a total eliminação do amianto.

A intervenção, depois de contratempos com a empresa inicial, decorreu nesta fase de interrupção de atividades escolares, por ser mais seguro, sendo também mais ágil, dada a inexistência de utentes na escola. Desta forma, quando alunos e professores regressarem ao espaço, já não haverá amianto nas coberturas de salas e galerias de ligação entre blocos, não tendo os eventuais trabalhos de remates das novas chapas, telhas duplas, em aço, com polipropileno no interior, qualquer impacto na segurança dos utentes.

A intervenção, com um custo de 209 970,10€, é suportada por fundos comunitários, permitindo ainda que os espaços intervencionados passem a dispor de melhores condições acústicas e térmicas, pelo que se realça a importância desta intervenção, há muito ansiada.