RESÍDUOS, UM PROBLEMA QUE A TODOS DIZ RESPEITO

A Junta de Freguesia tem recebido algumas comunicações de deposição indevida de resíduos, seja na via pública seja nos contentores errados, não obstante todas as campanhas feitas. Há uma clara falta de civismo, em muitas das ações denunciadas, mas há também uma questão ambiental que a todos deve importar, daí que se apela o reforço para o cumprimento das recomendações em termos de separação de resíduos/ reciclagem, como documentam as fotos que ilustram esta publicação.

As situações de insuficiência de contentores/ mau estado  têm sido comunicadas à Esposende Ambiente, que tem sido célere na sua resolução, pelo que apelamos a todos para que façam a separação dos materiais a enviar para o lixo, separando o que pode ser reciclado. Também as empresas, em termos de marketing, têm um importante papel nesta matéria, adaptando as suas ações, dada a poluição, consumo de energia e desperdício de material que muitas das suas campanhas acarretam.
Uma grande parte dos resíduos depositados em aterro é suscetível de passar pelos processos de reutilização, recuperação e reciclagem, diminuindo assim a quantidade de resíduos enviados para aterro, a utilização dos recursos naturais do planeta e a poluição ambiental. Assim, para além do dever de reduzirmos a quantidade de resíduos que produzimos no dia a dia, cada um de nós deve ser ambientalmente
responsável e encaminhar para reciclagem os resíduos passíveis de serem reciclados!

Recuperamos uma informação, com conselhos vários, da campanha incluída na Semana de Prevenção Europeia de 2020, da Esposende Ambiente:   SensibilizaçãoResíduos-Cidadãos (esposendeambiente.pt)

Fotos de cenários comunicados por Forjaneses, em abril de 2022, incomodados com a recorrente falta de civismo/ insensibilidade para a reciclagem.