SITE DA JUNTA DE FREGUESIA DE FORJÃES: INFORMAÇÃO DA ASSEMBLEIA À DISTÂNCIA DE UM CLIC

Praticamente online há um ano, o site da Junta de Freguesia de Forjães (www.forjaes.pt) é um repositório relevante de informações úteis para a população.

Nesta publicação destacamos o separador dedicado à Assembleia de Freguesia, onde poderá encontrar informações úteis, que vão desde a composição da atual Assembleia e anteriores presidentes. Presente, também, informação sobre as competências desta estrutura, bem como o seu regimento de funcionamento, recentemente revisto.  Também poderá consultar, nesse espaço, os editais que suportam as convocatórias para as reuniões, sendo muito relevante a disponibilização das atas, enquanto elementos públicos, bem como os relatórios e votos aqui aprovados.

A Assembleia de Freguesia é um órgão deliberativo, sendo responsável pela eleição dos vogais das respetivas  Juntas de Freguesia. Reúne, anualmente, em quatro sessões ordinárias, em abril, junho, setembro e  dezembro,  convocadas por edital, sendo as mesmas abertas ao público.

A primeira e a quarta sessões destinam-se, respetivamente, à apreciação do inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respetiva avaliação e ainda à apreciação e votação dos documentos de prestação de contas do ano anterior e à aprovação das opções do plano e da proposta de orçamento para o ano seguinte.

A Assembleia de Freguesia pode reunir-se em sessão extraordinária por iniciativa da respectiva mesa ou quando requerida: pelo presidente da Junta de Freguesia, em execução de deliberação desta; por um terço dos seus membros ou por um número de cidadãos eleitores inscritos no recenseamento eleitoral da freguesia, equivalente a 30 vezes o número de elementos que compõem a assembleia quando aquele número de cidadãos eleitores for igual ou inferior a 5000.

No caso das reuniões da Assembleia de Freguesia de Forjães, estas têm decorrido no auditório do Centro Cultural Escolas Rodrigues de Faria, espaço que dispõe de capacidade de projeção, o que tem permitido, aos presentes, um melhor acompanhamento das sessões.

É importante participar nas sessões, acompanhar a prestação de contas pela Junta de Freguesia, havendo sempre dois períodos em que o público pode intervir.

Link direto para o site: AF – Competências – Forjães (forjaes.pt)