VOZ DE FORJÃES DISPONÍVEL ONLINE em www.forjaes.pt

A Junta de Freguesia de Forjães participou, no dia 11 de março, na apresentação pública, em Esposende, do projeto AQUALIBRI – Biblioteca Digital do Cávado, um projeto memorável sobre memórias!
O site apresenta um repositório de memórias da comunidade esposendense, aqui se incluindo, entre outros trabalhos, as edições digitalizadas dos jornais Voz de Forjães e O Forjanense, sendo que no caso do extinto jornal paroquial, fundado pelo saudoso Padre Justino Moreira da Silva, era intenção da Junta de Freguesia proceder à digitalização e divulgação online do espólio em sua posse, no caso a coleção de todos os exemplares, oferta feita pela família do “Manuel do Quintão”.
Esse anseio encontra-se cumprido, pelo que no site da Junta de Freguesia, que se encontra em fase de valorização (www.forjaes.pt), é possível consultar as edições dos jornais locais Voz de Forjães e O Forjanense,  através do acesso ao acervo da AQUALIBRI, BIBLIOTECA DIGITAL DO CÁVADO.
O acesso é feito através de tecnologia OCR (reconhecimento automático de carateres), o que permite a sua cópia/ transcrição/ leitura em voz alta. Aliás, os ficheiros, na sua maioria, dispõem de acessibilidades que promovem uma sociedade digital inclusiva, situação também aplicável ao site da Junta de Freguesia de Forjães, cuja construção ainda decorre, daí que nem todos os conteúdos se encontrem disponíveis.
A AquaLibri é uma biblioteca digital que apresenta obras raras e curiosas, estudos e imagens, vídeos e sons que refletem a história, a cultura, a natureza, o património e as pessoas da região do Cávado. Podem ser remetidos novos contributos para a Biblioteca Municipal de Esposende, ou para a Junta de Freguesia, que os fará chegar à diretora da Biblioteca Municipal, Dra Luísa Leite, uma vez que este é um “projeto vivo”, em permanente atualização e que permite a colaboração de todos.
Nos links abaixo pode aceder à AQUALIBRI  e ao site da Junta de Freguesia de Forjães (para acesso específico a esta informação, ver menu FREGUESIA e dentro deste o separador “Imprensa” – cfr imagem abaixo), convidando-se a uma consulta/ exploração do mesmo, bem como à sua divulgação, enquanto repositório de informação útil sobre Forjães.
Caso se pretenda acesso à versão em papel do jornal Voz de Forjães, esta deverá ser requerida na sede da Junta, onde poderá ser feita a consulta presencial.

Acesso geral: https://aqualibri.cimcavado.pt/

Voz de Forjães na Biblioteca Digital: https://aqualibri.cimcavado.pt/simple-search?query=voz+de+forj%C3%A3es