ÁGUA DA MINA ALIMENTA SISTEMA DE REGA E TANQUE NO SOUTO DE S. ROQUE

Em 27 de novembro de 2022, era com grande satisfação que a Junta de Freguesia anunciava a recuperação da água para o tanque e fontanário de S. Roque, cuja construção remonta a 1953.

Como na altura se avançada, e havia sido discutido na Assembleia de Freguesia, o processo de recuperação da água não foi fácil, mas com a perseverança e empenho que vem marcando a ação desta Junta de Freguesia, foi possível localizar o acesso à mina, confirmando-se que esta tinha água, pelo que se seguiu um minucioso trabalho de análise do ramal/ conduta. descoberto um ponto de rutura, precisamente na ligação entre a estrada em alcatrão e o início do paralelo  (final da Rua de S. Roque e início da Calçada de S. Roque), procedeu-se à abertura da via e reparação da conduta, trabalho que foi um êxito, pois a água passou a brotar, cerca de 200m adiante, na Fonte e Lavadouro de S. Roque, vulgarmente designado de “tanque”.

Dizíamos, há pouco mais de um ano, que esta intervenção permitiria uma melhor utilização do espaço, dada a disponibilização de água em apoio ao parque de merendas existente no local, sendo intenção da Junta, como consta do seu manifesto eleitoral, adaptar a rede de rega do Souto de S. Roque para rentabilizar a água do tanque.

Ora, o tanque que se encontrava sem caudal de água  suficiente para a sua utilização, há vários anos, tornou-se ponto de apoio no local, para muitas atividades, avançando, neste momento, a  concretização de mais um dos compromissos assumidos pela autarquia: adaptar a rede de rega do Souto de S. Roque, para rentabilizar a água do tanque.

Os trabalhos, que acabaram por sofrer atrasos em termos de execução, por motivos vários, como foi sendo detalhado nas últimas três Assembleias de Freguesia, onde também foi apresentado, em primeira-mão, o projeto, contempla, como é visível pelas fotografias que acompanham esta publicação, e que dão conta da empreitada em curso, a instalação de um reservatório de grande capacidade (20m3), a partir do qual funcionará tudo o sistema de rega automática, através de aspersores, que será revisto em função desta relevante intervenção.

Como Vitor Quintão referiu na última Assembleia de Freguesia, palco principal de discussão dos projetos relevantes da nossa vila, esta obra, coordenada pela Esposende Ambiente, permitirá que o espaço se mantenha mais verde ao longo de todo ano, destacando-se a enorme área de relvado, que vem sendo cuidada pelo Junta de Freguesia, neste que é um dos principais cartões de visita de Forjães e onde decorre, quinzenalmente, a secular Feira.
Após a execução destes trabalhos, os “Ecolugares” serão recolocados nesta área, de fácil acesso e com estacionamento, permitindo que o ambiente também seja cuidado através da correta separação de resíduos e sua colocação nos ecopontos respetivos.

Pode ver mais informações sobre o Souto de S. Roque no site da Junta, em Equipamentos – Forjães (forjaes.pt)

Notícia anterior: RECUPERADA ÁGUA DA FONTE E TANQUE DE S. ROQUE – Forjães (forjaes.pt)

Registos dos trabalhos em curso (clicar no link azul final):